quarta-feira, 30 de março de 2011

Sítio do Picapau Amarelo - 1ª versão














SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Período de exibição: 07/03/1977 – 31/01/1986
Horário: 17h25
Periodicidade: de segunda a sexta-feira

- Um dos grandes programas da televisão brasileira, Sítio do Picapau Amarelo é uma adaptação de Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha da obra homônima de Monteiro Lobato, uma das mais originais da literatura infanto-juvenil brasileira. Com direção de Geraldo Casé e supervisão de Edwaldo Pacote, o infantil estreou como resultado de um convênio entre a TV Globo, a TV Educativa e o Ministério da Educação e Cultura.
- Dirigido especialmente ao público infantil, o programa unia entretenimento a um conteúdo de informação e instrução, sem adotar uma linguagem didática. Os capítulos tinham cerca de 30 minutos de duração e procuravam recriar a obra de Monteiro Lobato, adaptando-a para o formato da televisão.
- As histórias criadas por Monteiro Lobato – que publicou o primeiro livro da série em 1920 – se passam no Sítio do Picapau Amarelo, onde diversos personagens vivem histórias mágicas, protagonizando aventuras inesquecíveis. No sítio, moram a esperta e sábia Dona Benta (Zilka Sallaberry); sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Rosana Garcia/Daniele Cristina Rodrigues), e a cozinheira Tia Nastácia(Jacyra Sampaio), uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como sua parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília (Dirce Migliaccio/Reny Oliveira), feita por Tia Nastácia. Tia Nastácia é o braço direito de Dona Benta. Conhecida por suas irresistíveis guloseimas, adora contar um causo e falar sobre suas experiências pessoais.

Fonte:  Leia o texto na íntegra no Memória Globo

QRCode

Nenhum comentário:

Postar um comentário